quarta-feira, 9 de setembro de 2015

(i just can't get enough) of stripes


Eu sempre fui apaixonada por listras. Elas compõem uma estampa simples, porém clássica e elegante, além de versátil. Você pode compor desde um visual mais urbano, mesclando com peças mais despojadas, como calças e shorts detonados, até um look mais retrô, com elementos românticos, tais quais a saia godê e a mídi.

Diante disso, fiquei um tanto feliz quando vi listras nas coleções resort de algumas marcas internacionais. Sei que estou atrasada, todos já estão falando nas coleções de outono/inverno 2016, mas essa era uma tendência que eu não podia deixar passar despercebida. Reinventadas, as listras vieram coloridíssimas, e indo para todas as direções. A Fausto Puglisi (abaixo, à esquerda) trabalhou com uma estética fortemente influenciada pelos anos 80, com listras ousadas e divertidas. A MSGM (abaixo, à direita) também mostrou bastante cor, porém os shapes estruturados deram um toque de sobriedade que contrastou divinamente com a paleta que Massimo Giorgetti apresentou.


A Chanel, maison que nunca me decepciona, desfilou sua cruise collection em Seul e, creio que devido a isso, a coleção apresentou peças que facilmente estariam em um clipe de K-Pop. Além disso, podia-se ver até nos menores detalhes a influência que a Coréia exerceu no trabalho de Karl Lagerfeld. Falando especificamente das listras, é possível ver que elas foram usadas de diversas formas, indo das mais largas até as mais finas, localizadas ou presentes em toda a vestimenta. É listra de tudo que é jeito!


Eu preciso destacar, entretanto, duas coleções que me chamaram a atenção. Jonathan Saunders me impressionou na Elle Abril 2012, quando vi os ganhadores do British Fashion Council. Jonathan Saunders me impressiona hoje, com coleções sempre tão consistentes e tão características dele. E claro, as listras. No Resort de Saunders, elas vieram delicadas, com o ladylike típico do estilista. Não tem como não se encantar com o trabalho dele.


E a Gucci. Com uma pegada kitsch que tinha tudo para me desapontar, Alessandro Michele fez justamento o contrário. Apesar deste ser um post sobre listras e a coleção resort da Gucci apresentar pouquíssimas peças com essa estampa, eu tinha que falar como essa coleção me conquistou. O ar retrô, as cores, as estampas... Uma irreverência contida, com referências ao vestuário dos anos 60 e 70. Apesar do pouco tempo na marca e do desafio de substituir Frida Giannini, Michele está mostrando a que veio.


Last, but not least, a francesa Sonia Rikyel trouxe as listras no resort de suas duas grifes. A marca homônima veio numa veia mais descontraída, também brincando com cores e formas, enquanto que a Sonia by Sonia Rikyel conversou com o navy, desconstruindo um pouco o arquétipo clássico que ele carrega.



Com tantas variedades, conseguimos ver o quão longe as listras podem ir. É uma estampa simples e óbvia, sim. Mas é essa obviedade que, trabalhada da maneira correta, pode ser surpreendente. Vida longa às listras!

Crédito das Imagens: Style.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário